o nicho
O Nicho é uma série de conferências musicais que convida actores da cena cultural lisboeta e não só a apresentar um nicho musical. Tomando a forma de uma sessão de escuta, o Nicho faz-nos navegar por lugares geográficos e sónicos, através dos artistas, agentes, labels, instituições envolvidas, etc. ao mesmo tempo que cria ligações entre cenas musicais e as suas influências numa história alternativa da cultura. O Nicho explora formas subjectivas de produzir sócio-histórias da música escavando narrativas mais íntimas.
Ruído e Engodo — Música ligeira feita por punks
José Smith Vargas
No texto “Engodo”, Ian Svenonious desenvolve uma dicotomia entre os sons que reconhecemos e os sons que avançam sobre territórios desconhecidos - o engodo e a vanguarda. O punk, na sua missão iconoclasta, vive constantemente neste movimento pendular, resgatando memórias da cultura popular para as destruir de seguida, porque, de maneira informal, é profundamente consciente de que para criar a melhor poesia é preciso destruir os pressupostos poéticos de uma determinada Situação. Neste nicho#5, escutamos alguns momentos em que o punk se dedicou, voluntária ou involuntariamente, à melancolia em vez da distopia, à narração em vez da maldição, à canção em vez da destruição sónica. Com a ajuda de The Kinks, The Raincoats, Captain Sensible, Poison Girls, Sin Dios ou René Binamé, talvez percebamos que essa oposição (tradição-vanguarda) não é assim tão linear.
V
Bomba Cigana — Do Bairro Para a Discoteca
Ana Farinha
Candy Diaz (Ana Farinha)
IV
Tesourelha
Von Calhau!
TESOURELHA teve 4 momentos de escuta referentes aos 4 elementos da natureza onde se apresentarão trechos musicais seleccionados pelo colectivo Von Calhau!.
Von Calhau! nasceu em 2006 no Porto. É a designação do corpo de trabalho desenvolvido em bicomunhão prática por Marta Ângela e João Artur. Tem sido apresentado nas formas reconhecíveis de artes visuais, música, texto, performance, filme, entre outras, em espaços como Culturgest, Serralves, Maat, Cafe Oto, Sesc São Paulo, CCA Glasgow, entre outros.
III
O Rock Instrumental
Desmarques
Desmarques (dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS + Associação Terapêutica do Ruído) propôs uma investigação sobre o Rock Instrumental, partindo das suas primeiras experiências fonéticas dos Estados-Unidos através das inovações dos efeitos de reverberação e dos amplificadores, seguiu pelo Surf Rock e pelas suas influências em outras cenas musicais e localidades geográficas como em Moçambique e Angola. Informado pelo post-rock, e com 20 anos de prática enquanto músico, Desmarques referiu-se à ruptura criada no rock aquando a aparição dos cantores em meados dos anos 60 que iniciou a cena mainstream, fazendo do rock instrumental, onde a guitarra era central, um nicho a partir dos anos 70-80.
II
Musicology as a prism to read the world
PiWhy
PiWhy (GVA) aka Pierre-Antoine Possa, veio ao comıtė passar a tocha do NICHO; um evento estabelecido originalmente como La Niche, em Genebra, onde decorreu de 2019 até 2023. Apresentou o conceito do projecto e as formas originais desses encontros particulares, numa viagem épica com origem no jazz, até ao punk, passando pela história do Fanzine, desdobrando as relações críticas entre o mainstream e a apropriação cultural na música.